
Anschool II
Thomas Hirschhorn, artista de ascendência suíça e residente em Paris, faz um balanço da sua obra no Museu de Serralves. A partir de dia 4 de Novembro e até ao fim de Janeiro.
Hirschhorn concebeu "Anschool II", uma instalação em forma de escola, reunindo desta maneira as suas peças, realizadas ao longo dos últimos anos e já apresentadas em diversos espaços expositivos de relevo como a Tate Modern de Londres ou o Centro Georges Pompidou de Paris.
O artista decidiu aplicar a sua metodologia de trabalho (formal e conceptual) à apresentação das suas obras, contrariando desta maneira qualquer apresentação mais simplista e linear. E mostrando também a sua atitude em relação à criação: Hirschhorn cria estratégias de infiltração, actos de guerrilha e de sabotagem para questionar a realidade que nos rodeia.
Jornal Público
Uma exposição que o ESAShistória recomenda vivamente. Vão até lá, apreciem, mexam (no que for autorizado mexer, claro!) leiam e critiquem. O que a mim mais me surpreendeu foi o facto de um espaço como Serralves, idealizado por Siza, que é luminoso e aberto, ter sido corrompido e subvertido, com uma arquitectura escolar. Nada do que ali foi posto é desconhecido de professores e estudantes. Isto é, desde a luz (néon) ao linóleo, aos estrados e secretárias, cadeiras e azulejos frios, cores nas paredes e tintas robiaalac, sprays proibidos e WC's, tudo ali nos é estranhamente familiar. Por isso mesmo, saímos de lá um pouco desconfortáveis. Se «aquilo» é assim e estamos habituados é porque algo está mal. Ou por outras palavras: por que não uma escola num espaço como Serralves? Dá para pensar... ai isso dá!
A.L.C.
TELEFONE DE SERRALVES
226156500
LOCAL
Porto, Museu de Serralves - Rua D. João de Castro, 210
HORARIOS
De 04-11-2005 a 29-01-2006
Terça a quinta das 10h00 às 19h00
Sexta e sábado das 10h00 às 22h00
Domingo e feriados das 10h00 às 19h00
ARTISTA/S
Thomas Hirschhorn
Retirado do Guia-Lazer do Jornal Público.