
AUTOR: Duby, Georges
NOME: As três Ordens, ou o Imaginário do Feudalismo
Editorial Estampa, 1982, 383 páginas
Síntese do capítulo As Três Ordens:
Este capítulo explica a repartição feita das ordens sociais na idade medieval, feita por um escriba desta época, para a ensinar à corte. Assim, à medida que o autor nos mostra esta visão das ordens, compara-a a uma visão anterior, feita por outro autor.
Esta nova visão reparte a sociedade em três ordens: os cavaleiros, os clérigos e os vilões; e mostra a importância de cada uma delas. Assim, os cavaleiros tinham como função manter a justiça e a protecção, arriscando a sua vida pelas outras classes. Como tal, tinham como privilégio a posse do poder, sendo bastante gananciosos. Os clérigos rezavam constantemente, e gozavam uma certa prosperidade, estando no entanto restritos a todos os prazeres; e os vilões eram a classe dos trabalhadores, que sofriam constantemente de fome, de dor e do peso do trabalho. Para eles a única recompensa que existia era saberem-se úteis, e importantes para as restantes classes.
Apesar de o modo de vida e as recompensas entre eles serem muito diferentes, acreditavam que cada qual receberia o seu mérito no Juízo Final, e mesmo reconhecendo que a vida de uns era mais privilegiada que outros, reconheciam a igual importância de todas as ordens para o bom funcionamento da sociedade.
O rei, apesar de se identificar mais com os cavaleiros, não era considerado parte de nenhuma das ordens. A ele competia vigiar a sociedade, e fazer cumprir os deveres e serem justamente atribuídas as recompensas. Verificava portanto, o funcionamento de toda a sua sociedade, podendo apenas ser aconselhado pelos cavaleiros ou clérigos.
Quanto aos burgueses, que começam a subir economicamente e a querer adquirir poder nesta época, são vistos de forma negativa e repulsiva, em parte por quererem quebrar a divisão das ordens, ou apenas porque relembro- esta visão se destinava às gentes da corte.
Uma anterior repartição, dá apenas importância às classes religiosas, dividindo os clérigos em três ordens diferentes. A nova visão, que acabo de explicar, mantém assim a repartição tripartida, sendo desta vez o poder social e o ofício o principal divisor.
Rebeca Bonjour 10ºG Nº16