
Fayga Ostrower
Abstraccionismo não evoca as aparências do mundo visível, não exige carácter representativo e utiliza linhas impulsivas e manchas informais.

Picasso
Cubismo as formas da Natureza devem ser vistas geometricamente, o mesmo objecto deve ser visto de ângulos diferentes e limita-se à representação de objectos familiares (guitarras, garrafas e a figura humana).

Edvard Munch
Expressionismo o artista exprime a sua reacção emocional, não o preocupando tanto o tema, mas sim o representar dos seus sentimentos.

Matisse
Fauvismo - Caracteriza-se pelo uso de cores puras e contrastes e pelo dinamismo das linhas.

Mac Luhan
Futurismo o objectivo do movimento era a expressão do espírito da vida moderna. Não se queria, por exemplo, representar um automóvel em movimento, mas captar a impressão de velocidade.
De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2006 às 17:25
Caríssima Renata: enfim, tornaste-te uma colaboradora do blogue. Estou a comentar este teu post já depois da Visita de Estudo ao Museu Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante. Por manifesta falta de tempo não me foi possível comentá-lo antes da visita, mas espero que tenha ajudado os teus amigos do 9º ano na identificação das principais correntes artísticas do século XX. Falta o quadro do Dalí porque não consegui colocá-lo no blogue. Coisas do Surrealismo! Tinha de ser, não achas? Só mais uma coisa: não acho que a identificação de uma corrente artística tenha de sujeitar-se a critérios estanques, isto é, há pintores que começaram no fauvismo, passaram para abstraccionismo e «acabaram» no cubismo, o mesmo acontecendo com aqueles que vieram do dadaísmo para o surrealismo, etc. Vou ter isso em conta no vosso teste, como será de esperar! Parabéns, mais uma vez. António LuÃs Catarino
</a>
(mailto:skamiaken@sapo.pt)
De Anónimo a 21 de Setembro de 2010 às 17:24
Não percebi muito bem o "Futurismo"...
Comentar post