.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Finalmente as férias e um...

. Vida e história de Jean-J...

. James Watt, por João Paul...

. A Conservação da Massa e ...

. René Descartes, por Ana P...

. A Passarola de Bartolomeu...

. Os Lolardos, por Rebeca B...

. A Revolução Francesa, por...

. As Guerras Religiosas do ...

. A Reforma Protestante e o...

.arquivos

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

.links

Um espaço para a História da Escola Secundária Aurélia de Sousa - Porto

.favorito

. E o homem com livros cont...

Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2005

LEONARDO DA VINCI, Maria João Fernandes, nº 19, 8ºA

leonardo.jpg

Leonardo da Vinci foi um dos mais notáveis pintores do renascimento mas foi também um génio da anatomia, engenharia, matemática, música, arquitectura e escultura.
Leonardo da Vinci nasceu a 15 de Abril de 1452, não se sabe ao certo o seu lugar de nascimento pois alguns historiadores pensam que ele terá nascido numa casa de Anchiano enquanto outros consideram o seu lugar de nascença a própria localidade de Vinci, situada na margem direita do rio Arno, perto dos Montes Albanos entre Florença e Pisa. Leonardo da Vinci era filho legítimo do florentino Ser Piero e de uma camponesa, sendo criado pelo pai, quando finalmente revelou vocação para a pintura e para o desenho, empregou-se como aprendiz do escultor e pintor Andrea del Verrochio, por volta de 1467, trabalhando com este até 1477 passando os próximos quatro anos sozinho, ou seja estabeleceu-se assim por conta própria, inventando nos próximos cinco anos um sistema de irrigação para levar a água para as planícies da Lombardia.

Em 1480 começou a pintar “São Jerónimo” o qual deixou inacabado.Em 1481 foi para Milão, trabalhou para a corte de Ludovico Sforza, onde desenvolveu vários projectos de engenharia militar, realizou estudos hidráulicos, organizou competições, representações e torneios, para muitos dos quais desenhou cenários e figurinos. Durante este período trabalhou também na “Adoração dos Magos” encomendada pelos monges de San Donato, em Scopeto, a qual também permaneceu inacabada.

Até 1506 Leonardo da Vinci trabalhou principalmente em Florença e, vários estudos indicam que foi nesta época que pintou o seu famoso quadro a Mona Lisa, tendo também iniciado a pintura do quadro “Leda”, apenas conhecido por intermédio de cópias, iniciou também a decoração da sala do conselho do Palazzo Vecchio, com Michelângelo, Leonardo pintou aqui a “Batalha de Anghiari” pintura que ficou inacabada.
Entre 1506 e 1516 viveu em Milão e Roma. Durante o período em que residiu em Milão foi conselheiro artístico do governador francês Charles d’Amboise. Em 1516 Leonardo após a sua ida a Roma voltou para Amboise a convite de Francisco I, que o nomeou primeiro-pintor, engenheiro e arquitecto do rei.
Leonardo da Vinci faleceu na França a 2 de Maio de 1519.
Pouco antes de morrer nomeou seu discípulo predilecto, Francisco Melzi, herdeiro de todos os valiosos estudos, desenhos e anotações que deixava, com a morte de Melzi cerca de cinquenta anos após a do seu mestre, muitos manuscritos se dispersaram
Em 1651 foi impressa a primeira edição do Trattato della Pittura, onde Leonardo defendia a forma de arte como indispensável à realização da exploração científica da natureza e aconselhava os pintores a não se limitarem à expressão estática do ser humano, as suas figuras humanas derivavam dos seus estudos de anatomia e as paisagens dos seus conhecimentos de botânica e geologia

Principais características das pinturas de Da Vinci:
Utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhes artísticas

Principais trabalhos de Da Vinci:

Trabalhos de pintura: Gioconda (Mona lisa), Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última ceia.

A Última Ceia é um dos quadros mais famosos do mundo que sofreu várias restaurações logo pouco resta do original. É inigualável a solidão de Cristo, em contraste com a agitação dos apóstolos divididos em grupos de três enquanto Judas, o traidor, é a única figura que se encontra isolada
Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, para quedas, besta gigante sobre rodas.
Trabalhos científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estuda da gravidez.
Projectos de arquitectura: projecto arquitectónico de uma cidade, projecto de um porto, templo centralizado.

CUROSIDADES
. Leonardo da Vinci é um nome fruto de uma alcunha por ter nascido na cidade italiana de Vinci.
. Leonardo da Vinci escreveu e desenhou sobre tudo. Realizou estudos em diversas áreas como geometria, anatomia, geologia, botânica, astronomia, óptica, mecânica, arquitectura, projectos bélicos.
. Leonardo da Vinci passava muitas das suas noites a dissecar cadáveres.
. Da Vinci estudou as condições de equilíbrio sobre um plano inclinado e enunciou o teorema do polígono de sustentação da balança.
. Baseou-se no voo dos pássaros para determinar os princípios da construção de um aparelho mais pesado do que o ar, capaz de voar com a ajuda do vento, aparelho este bastante parecido com o helicóptero.
heli leonardo.jpg
publicado por António Luís Catarino às 12:12
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De NATALIA a 1 de Outubro de 2007 às 22:57
QUERIA SABER MAS SOBRE A MAQUINA VOADORA!

Comentar post

.favorito

. E o homem com livros cont...

.links

.subscrever feeds