.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Finalmente as férias e um...

. Vida e história de Jean-J...

. James Watt, por João Paul...

. A Conservação da Massa e ...

. René Descartes, por Ana P...

. A Passarola de Bartolomeu...

. Os Lolardos, por Rebeca B...

. A Revolução Francesa, por...

. As Guerras Religiosas do ...

. A Reforma Protestante e o...

.arquivos

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

.links

Um espaço para a História da Escola Secundária Aurélia de Sousa - Porto

.favorito

. E o homem com livros cont...

Terça-feira, 21 de Março de 2006

Receber um 1º Prémio é bom. Continuar o blogue é melhor ainda.

Deixei passar propositadamente uns dias para ter a calma necessária para vos agradecer de uma forma condigna. Sem emoções exageradas que só estragariam a importância do 1º prémio que ganharam no I Concurso Nacional de Jornais e Blogues de Escolas promovido pelo Islagaia,   http://www.islagaia.pt/concurso/default.asp   e onde o Filipe Vales, a Rita Ventura e o Rui Moreira foram receber, no dia 15, o prémio correspondente e o certificado. Foi nessa altura que também se agradeceu ao ISLA pelo incentivo dado a quem começa com estas experiências ainda muito embrionárias, ao Conselho Executivo da Secundária Aurélia de Sousa pelo apoio dado, e aos alunos que não deixam que esta disciplina, a História, seja considerada uma parente remediada mais ou menos reciclável conforme os desejos economicistas de quem decide e que costuma ver, teimosamente, o dinheiro em primeiro lugar. Em conclusão: deixem-nos lá gostar da História, porque vale a pena saber mais sobre ela.


Não posso deixar, contudo,  de dizer três coisas mais:


- A forma desinteressada com que muitos alunos colaboraram, até aqui, no ESAS História e que não posso deixar de nomear. Foram eles: Inês Pinto, Rita Ventura, Filipe Rollo, Inês Viegas, Diana Alves, Rebeca Bonjour, Nuno Moreno, Gonçalo Melo, Bruno Santos, Rui Moreira, Renata Macedo, Ana Campos, João Saraiva, Leonor Sampaio Costa, João Macedo, Teresa Beires, Maria João Fernandes, Jorge Silva, Sérgio Silva, José Sousa, José Neto, Sérgio Campos, João Ventura, Isabel Azevedo, Filipe Vales, Inês Mota, Ricardo Araújo e Francisca Ferreira.


- Para comemorar este prémio e para não ficar à sombra de um êxito quando temos ainda muito para fazer, mudei completamente o aspecto gráfico do blogue, tentando modernizá-lo e torná-lo mais operativo e mais fácil e participada a sua consulta. Assim, para os alunos que no 7ºA e 7ºC colaboraram na disciplina de Área de Projecto neste projecto de fazer um blogue de turma coloquei dois links à esquerda para ser mais fácil a consulta do que fizeram no ano lectivo de 2004/05. Fica a memória. Aliás, a boa memória.


- Quero também realçar um aspecto que deve ser realçado nos tempos que correm. Nunca os alunos mostraram falta de civismo ou menos respeito pela opinião dos outros na construção do ESAS História. E quando, em última análise, seria fácil fazê-lo sob a capa de anonimato. Nunca foi preciso usar da possibilidade de apagar um comentário maldoso ou menos respeitoso para com o outro. Por isso os meus parabéns a estes alunos e aos que participaram e participarão no blogue com os artigos e trabalhos de e sobre a História.


NB – ah, é verdade, as duas listas azuis do cabeçalho do ESAS História é por causa da maioria clubística de que fazem parte um grande número de alunos meus. Mesmo que não seja a minha cor. Vocês merecem, não é?



António Luís Catarino

publicado por António Luís Catarino às 23:56
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Francisca 10ºG a 23 de Março de 2006 às 11:33
ORGULHO... é a primeira palavra que me surge..
De Filipe Vales a 23 de Março de 2006 às 20:05
Ola stor! Este é o meu primeiro comentário neste blog. Sempre consiguiu por aquela coisa do Negrito. Isso já mostra certa evolução da sua parte.
O blog ficou bem melhor com este rearranjo, mas considero os trabalhos muito longos: cansa um bocado. Em breve, terá em mãos alguns dos muitos trabalhos que tenho para si: estou à espera das férias para os mandar a todos. Arranjei-lhe uns documentos com umas fotografias do metropolitano de Moscovo espectaculares: o stor vai adorar! Ha, é verdade: porque não apareceu hoje? Aconteceu algo de grave? Bem, espero que não. Fico aguardando por si amanha para conversarmos. Um abraço, Filipe Vales
De rita ventura a 29 de Março de 2006 às 18:38
eu fui XD
um dia muito especial sim senhor!
este blog e mais uma vitoria de todas as turmas que por acreditarem que são capazes de fazer tudo funcionar muito bem, recebemos este maravolhoso prémio que no deixou a todos contentes, orgulhosos e com muita garra para continuar a fazer mais e melhor!;)

Comentar post

.favorito

. E o homem com livros cont...

.links

.subscrever feeds